Métodos Metacognitivos
Conheça os Métodos Metacognitivos, que são recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Os métodos contribuem no desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por raciocínio, o que implica em planejamento e tomada de decisões com mais qualidade. Estes métodos contribuem no desenvolvimento das potências de aprendizagem favorecendo a construção de ferramentas internas que contribuem no pensar sobre a própria ação, sobre o próprio pensamento e oportunizam o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
- ÁRVORE DO PENSAMENTO
- ESCADA
- TENTATIVA E ERRO
- DETETIVE
- EQUILIBRISTA
- ESPELHO
- FILMADORA
- FILTRO
- PINTOR
- SEMÁFORO
- ALPINISTA
- AVES MIGRATÓRIAS
MÉTODO DA ÁRVORE DO PENSAMENTO:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Analisar várias possibilidades de ação e suas implicações para tomar decisões
- Perceber a influência de algumas variáveis diante da imprevisibilidade do futuro
- Ter consciência da complexidade das situações e agir de modo crítico
- Cada possibilidade implica em novas escolhas e novas ações que trazem novas possibilidades.
ETAPAS
- Identificar as possibilidades
- Analisá-las e valorá-las
- Fazer escolhas com consciência das consequências da ação
SINTETIZANDO…
O Método da Árvore do Pensamento se ocupa em analisar as diversas opções de escolha diante de uma situação, tendo consciência das consequências de cada uma delas.
MÉTODO DA ESCADA:
HABILIDADES PRIORIZADAS
-
Ter clareza do objetivo a ser alcançado
-
Reconhecer a necessidade de um plano seriado de ações
-
Resolver problemas passo a passo, através de uma sequência correta de ações
- Perceber que cada degrau percorrido implica em um avanço significativo em direção ao objetivo
ETAPAS
- Identificar quais são as etapas para atingir o objetivo
- Localizar a primeira ação
- Cumprir corretamente esse degrau
- Prosseguir para a próxima etapa
SINTETIZANDO…
O Método da Escada permite progredir passo a passo para atingir um objetivo. Cada etapa concluída auxilia a chegar a uma outra etapa, mais próxima do objetivo final.
MÉTODO DA TENTATIVA E ERRO:
HABILIDADES PRIORIZADAS
-
Reconhecer a tentativa (iniciativa) como movimento necessário para atingir objetivos propostos
- Considerar o erro como oportunidade de aprendizagem, de busca e de crescimento
ETAPAS
- Tentamos (disponibilidade interna para arriscar-se, para tentar, para iniciar um movimento)
- Cometemos um erro
- Corrigimos o erro
- Tentamos novamente
SINTETIZANDO…
Tentar, errar, corrigir o erro, tentar novamente.
MÉTODO DO DETETIVE:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Localizar a situação-problema, aquela não resolvida que precisa de uma solução: problematização;
na medida em que se vai descobrindo novas pistas e produzindo novas informações,
as soluções vão se aprimorando. - Compreender que uma situação-problema pode ser decomposta em desafios menores
- Elaborar questionamentos como um recurso para construir e reconstruir hipóteses
- Elaborar um processo de trabalho orientado para descobrir pistas e produzir informações
- Estabelecer conexões e entrelaçamentos entre as pistas para encontrar soluções
SINTETIZANDO…
O Método da Árvore do Pensamento se ocupa em analisar as diversas opções de escolha diante de uma situação, tendo consciência das consequências de cada uma delas.
MÉTODO DO EQUILIBRISTA:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Manter o equilíbrio em situações complexas que envolvam a resolução de problemas, tomada de decisões e/ou trabalho em equipe.
- Refletir sobre sua tendência pessoal diante das situações e estar aberto à mudanças de paradigma.
- Desenvolver a consciência de que pode haver perspectivas diferentes e mais maduras para lidar com uma mesma situação.
- Aprimorar o senso crítico para entender se e quando é preciso mudar nossa atitude/abordagem.
ETAPAS
- Analisar a situação;
- Analisar meu plano de ação pessoal;
- Mover-se na escala.
SINTETIZANDO…
Mantenha o equilíbrio…
… em situações sociais.
… em situações-problema.
… ao tomar decisões.
… ao lidar com dificuldades emocionais.
MÉTODO DO ESPELHO:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Refletir sobre/com os nossos pensamentos, sentimentos e ações para promover o autoconhecimento
- Analisar e relacionar-se com a realidade e com o entorno, situando-se e posicionando-se de modo reflexivo e crítico
ETAPAS
- Reconhecimento:
- Introspecção: desejo de se olhar e analisar a realidade honestamente
- Reconhecer o fracasso: lidar com a frustração, não ter medo de errar
- Reconhecer o êxito: aceitar a vitória com naturalidade, tomando consciência dos processos envolvidos
- Análise:
- Processo introspectivo. Análise das emoções, pensamentos e ações com objetividade, do ponto de vista externo para:
– romper a tendência à manutenção de esquemas de pensamento e perceber que há outras formas de pensar;
– superar barreiras emocionais: perda de controle, colocar-se no lugar do outro, lidar com a frustração…
- Implementação:
- Ter clareza de que a mudança deve partir para o plano da ação, não permanecer na introspecção
- Ter a consciência de que nossos problemas não geram, necessariamente, a mudança
- Perceber que é necessário um esforço contínuo de reflexão sobre as nossas ações para gerar uma modificabilidade estrutural
SINTETIZANDO…
O Método do Espelho implica na disponibilidade interna para se olhar e admitir fracassos e êxitos, colaborando para romper esquemas de pensamentos e superar barreiras emocionais para a construção de um esforço consciente que promova mudanças estruturais internas.
MÉTODO DA FILMADORA:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Criar imagens mentais das ações com base em um objetivo constituindo roteiros, trajetos e percursos
- Estabelecer sequências e movimentos orientados e planejados
- Abrir-se ao imprevisto, ao novo, àquilo que vai além do pré-estabelecido
ETAPAS
- Imaginar a situação final, antes da ação, e organizar passo a passo as etapas necessárias para a sua realização
- Definir os objetivos para cada uma das etapas previstas (objetivos secundários)
- Compreender que as ações derivam umas das outras
- Organizar as ações de cada etapa da situação
SINTETIZANDO…
Ter uma visão clara de um ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações.
MÉTODO DO FILTRO:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Ter clareza do objetivo a ser atingido
- Definir atributos e critérios com clareza
- Identificar e distinguir dados relevantes e irrelevantes
- Extrair as informações relevantes nos dados coletados
ETAPAS
- Identificar e definir os objetivos da tarefa
- Classificar e caracterizar os atributos da tarefa
- Selecionar os critérios do filtro para separar as informações relevantes das irrelevantes
- Extrair as informações relevantes após a filtragem e utilizá-las de acordo com as necessidades, em relação aos objetivos
SINTETIZANDO…
O Método do Filtro nos permite selecionar, extrair e utilizar os dados e informações mais relevantes para compreender e solucionar situações.
MÉTODO DO PINTOR:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Identificar, a partir dos objetivos da situação-problema as características ou categorias do que é necessário e importante lembrar
- Focar a atenção nos detalhes relevantes em relação aos objetivos pré-delimitados, desconsiderando os não relevantes
- Subdividir um todo em regiões ou partes
- Criar imagens mentais estabelecendo enredos lógicos
- Desenvolver estratégias de conexão (uma história) entre os elementos que necessitam ser lembrados
ETAPAS
- Delimitar a moldura do quadro da pintura
- Subdividir o “quadro” em segmentos ou regiões
- Construir uma cadeia de conexões (uma história) entre os elementos a serem recordados
SINTETIZANDO…
O Método do Pintor contribui no desenvolvimento de processos mnemônicos usando estratégias ou recursos de delimitação do problema, a subdivisão do todo em partes e criação de imagens mentais estabelecendo conexões entre os elementos a serem lembrados.
MÉTODO DO SEMÁFORO:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Prestar atenção no entorno
- Distinguir características relevantes das irrelevantes
- Fazer escolhas a partir dos dados
- Elaborar um novo plano diante de mudanças no contexto
- Controlar a impulsividade
- Atuar de maneira crítica
ETAPAS
- Identificar as possibilidades
- Analisá-las e valorá-las
- Fazer escolhas com consciência das consequências da ação
VERMELHO
Tomada de consciência, análise do contexto, do entorno.
Atenção voltada para o meio exterior
- Parar antes de agir – controle de impulsividade
- Prestar atenção no entorno para captar e distinguir as informações relevantes das irrelevantes
AMARELO
Instrospecção, análise e planejamento da ação.
Atenção voltada para o interior
- Refletir, analisar e planejar a partir das informações obtidas na etapa anterior
- Decompor o problema em partes, formular questões
- Levantar alternativas de ação
- Criar imagens do resultado esperado
VERDE
Ação, decisão e implementação da ação.
A atenção volta-se do interior para o exterior:
- Mudança de foco
- Colocar em prática o plano e as alternativas traçadas no item anterior
- Levar em consideração as exigências do entorno e as limitações do tempo
SINTETIZANDO…
Ter uma visão clara de um ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações.
MÉTODO DO ALPINISTA:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Identificar e analisar diferentes possibilidades ao enfrentar um desafio, levando em conta os recursos disponíveis – internos e externos.
- Avaliar as condições pessoais para lidar com um desafio.
- Aceitar o fato de que contratempos podem ocorrer quando enfrentamos desafios.
- Reconhecer situações em que “recuar” é a maneira mais eficiente de avançar no processo de enfrentamento de um desafio.
- Acreditar em suas próprias habilidades e reconhecer suas dificuldades, investindo esforços para superá-las.
ETAPAS
- Reconhecimento
- É muito difícil para mim…
- Recuo estratégico
- É preciso ganhar forças…
- Escalando novamente
- Retomada do caminho,
SINTETIZANDO…
Quando enfrentamnos desafios difíceis, é importante perceber que às vezes será necessário recuar a fim de avançar.
MÉTODO DAS AVES MIGRATÓRIAS:
HABILIDADES PRIORIZADAS
- Refletir sobre o trabalho em grupo e o valor de cada membro em uma equipe
- Construir estratégias que desenvolvam a cooperação e a harmonia entre os componentes de uma equipe
- Conciliar os objetivos grupais e pessoais
- Ter clareza dos objetivos da equipe
- Construir uma estrutura grupal mais adequada para alcançar esses objetivos
- Estar atento às necessidades e potencialidades de cada um
- Buscar o equilíbrio entre os objetivos individuais e os objetivos do grupo
ETAPAS
- Definir um objetivo grupal
– Caracteriza o grupo como uma unidade
– Cria um compromisso mútuo
– Integra cada membro da equipe na construção de um plano de ação comum, evitando a dispersão e a desarmonia - Construir uma estrutura grupal mais adequada para alcançar os objetivos
– Ter clareza constante dos objetivos e das tarefas necessárias
– Dispor cada membro de forma a maximizar as suas potencialidades, construindo e reconstruindo estruturas grupais que possibilitem a cooperação e a harmonia - Estar atento às necessidades de cada um
– Olhar cuidadoso, visando o bem-estar de cada um, a motivação e o engajamento
– Compartilhar e dividir responsabilidades entre todos
– Evitar a divisão de forças no grupo - Buscar o equilíbrio entre os objetivos individuais e os objetivos do grupo
– Rever continuamente as metas, os objetivos e as tarefas
– Ter sensibilidade e critérios claros para perceber o movimento do grupo, a fim de manter a cooperação e harmonia
SINTETIZANDO…
O Método das Aves Migratórias contribui para atingir os objetivos grupais e individuais por meio do trabalho em equipe, em um clima de cooperação e harmonia.