Escolha uma Página

AVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Métodos Metacognitivos

Conheça os Métodos Metacognitivos, que são recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Os métodos contribuem no desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por raciocínio, o que implica em planejamento e tomada de decisões com mais qualidade. Estes métodos contribuem no desenvolvimento das potências de aprendizagem favorecendo a construção de ferramentas internas que contribuem no pensar sobre a própria ação, sobre o próprio pensamento e oportunizam o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

MÉTODO DA ÁRVORE DO PENSAMENTO:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Analisar várias possibilidades de ação e suas implicações para tomar decisões
  • Perceber a influência de algumas variáveis diante da imprevisibilidade do futuro
  • Ter consciência da complexidade das situações e agir de modo crítico
  • Cada possibilidade implica em novas escolhas e novas ações que trazem novas possibilidades.

ETAPAS

  1. Identificar as possibilidades
  2. Analisá-las e valorá-las
  3. Fazer escolhas com consciência das consequências da ação

SINTETIZANDO…

O Método da Árvore do Pensamento se ocupa em analisar as diversas opções de escolha diante de uma situação, tendo consciência das consequências de cada uma delas.

MÉTODO DA ESCADA:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Ter clareza do objetivo a ser alcançado

  • Reconhecer a necessidade de um plano seriado de ações

  • Resolver problemas passo a passo, através de uma sequência correta de ações

  • Perceber que cada degrau percorrido implica em um avanço significativo em direção ao objetivo

ETAPAS

  1. Identificar quais são as etapas para atingir o objetivo
  2. Localizar a primeira ação
  3. Cumprir corretamente esse degrau
  4. Prosseguir para a próxima etapa

SINTETIZANDO…

O Método da Escada permite progredir passo a passo para atingir um objetivo. Cada etapa concluída auxilia a chegar a uma outra etapa, mais próxima do objetivo final.

MÉTODO DA TENTATIVA E ERRO:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Reconhecer a tentativa (iniciativa) como movimento necessário para atingir objetivos propostos

  • Considerar o erro como oportunidade de aprendizagem, de busca e de crescimento

ETAPAS

  1. Tentamos (disponibilidade interna para arriscar-se, para tentar, para iniciar um movimento)
  2. Cometemos um erro
  3. Corrigimos o erro
  4. Tentamos novamente

SINTETIZANDO…

Tentar, errar, corrigir o erro, tentar novamente.

MÉTODO DO DETETIVE:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Localizar a situação-problema, aquela não resolvida que precisa de uma solução: problematização;
    na medida em que se vai descobrindo novas pistas e produzindo novas informações,
    as soluções vão se aprimorando.
  • Compreender que uma situação-problema pode ser decomposta em desafios menores
  • Elaborar questionamentos como um recurso para construir e reconstruir hipóteses
  • Elaborar um processo de trabalho orientado para descobrir pistas e produzir informações
  • Estabelecer conexões e entrelaçamentos entre as pistas para encontrar soluções

SINTETIZANDO…

O Método da Árvore do Pensamento se ocupa em analisar as diversas opções de escolha diante de uma situação, tendo consciência das consequências de cada uma delas.

MÉTODO DO EQUILIBRISTA:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Manter o equilíbrio em situações complexas que envolvam a resolução de problemas, tomada de decisões e/ou trabalho em equipe.
  • Refletir sobre sua tendência pessoal diante das situações e estar aberto à mudanças de paradigma.
  • Desenvolver a consciência de que pode haver perspectivas diferentes e mais maduras para lidar com uma mesma situação.
  • Aprimorar o senso crítico para entender se e quando é preciso mudar nossa atitude/abordagem.

ETAPAS

  1. Analisar a situação;
  2. Analisar meu plano de ação pessoal;
  3. Mover-se na escala.

SINTETIZANDO…

Mantenha o equilíbrio…

… em situações sociais.

… em situações-problema.

… ao tomar decisões.

… ao lidar com dificuldades emocionais.

MÉTODO DO ESPELHO:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Refletir sobre/com os nossos pensamentos, sentimentos e ações para promover o autoconhecimento
  • Analisar e relacionar-se com a realidade e com o entorno, situando-se e posicionando-se de modo reflexivo e crítico

ETAPAS

  1. Reconhecimento:
  • Introspecção: desejo de se olhar e analisar a realidade honestamente
  • Reconhecer o fracasso: lidar com a frustração, não ter medo de errar
  • Reconhecer o êxito: aceitar a vitória com naturalidade, tomando consciência dos processos envolvidos

 

  1. Análise:
  • Processo introspectivo. Análise das emoções, pensamentos e ações com objetividade, do ponto de vista externo para:
    – romper a tendência à manutenção de esquemas de pensamento e perceber que há outras formas de pensar;
    – superar barreiras emocionais: perda de controle, colocar-se no lugar do outro, lidar com a frustração…
  1. Implementação:
  • Ter clareza de que a mudança deve partir para o plano da ação, não permanecer na introspecção
  • Ter a consciência de que nossos problemas não geram, necessariamente, a mudança
  • Perceber que é necessário um esforço contínuo de reflexão sobre as nossas ações para gerar uma modificabilidade estrutural

SINTETIZANDO…

O Método do Espelho implica na disponibilidade interna para se olhar e admitir fracassos e êxitos, colaborando para romper esquemas de pensamentos e superar barreiras emocionais para a construção de um esforço consciente que promova mudanças estruturais internas.

MÉTODO DA FILMADORA:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Criar imagens mentais das ações com base em um objetivo constituindo roteiros, trajetos e percursos
  • Estabelecer sequências e movimentos orientados e planejados
  • Abrir-se ao imprevisto, ao novo, àquilo que vai além do pré-estabelecido

ETAPAS

  1. Imaginar a situação final, antes da ação, e organizar passo a passo as etapas necessárias para a sua realização
  2. Definir os objetivos para cada uma das etapas previstas (objetivos secundários)
  3. Compreender que as ações derivam umas das outras
  4. Organizar as ações de cada etapa da situação

SINTETIZANDO…

Ter uma visão clara de um ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações.

MÉTODO DO FILTRO:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Ter clareza do objetivo a ser atingido
  • Definir atributos e critérios com clareza
  • Identificar e distinguir dados relevantes e irrelevantes
  • Extrair as informações relevantes nos dados coletados

ETAPAS

  1. Identificar e definir os objetivos da tarefa
  2. Classificar e caracterizar os atributos da tarefa
  3. Selecionar os critérios do filtro para separar as informações relevantes das irrelevantes
  4. Extrair as informações relevantes após a filtragem e utilizá-las de acordo com as necessidades, em relação aos objetivos

SINTETIZANDO…

O Método do Filtro nos permite selecionar, extrair e utilizar os dados e informações mais relevantes para compreender e solucionar situações.

MÉTODO DO PINTOR:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Identificar, a partir dos objetivos da situação-problema as características ou categorias do que é necessário e importante lembrar
  • Focar a atenção nos detalhes relevantes em relação aos objetivos pré-delimitados, desconsiderando os não relevantes
  • Subdividir um todo em regiões ou partes
  • Criar imagens mentais estabelecendo enredos lógicos
  • Desenvolver estratégias de conexão (uma história) entre os elementos que necessitam ser lembrados

ETAPAS

  1. Delimitar a moldura do quadro da pintura
  2. Subdividir o “quadro” em segmentos ou regiões
  3. Construir uma cadeia de conexões (uma história) entre os elementos a serem recordados

SINTETIZANDO…

O Método do Pintor contribui no desenvolvimento de processos mnemônicos usando estratégias ou recursos de delimitação do problema, a subdivisão do todo em partes e criação de imagens mentais estabelecendo conexões entre os elementos a serem lembrados.

MÉTODO DO SEMÁFORO:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Prestar atenção no entorno
  • Distinguir características relevantes das irrelevantes
  • Fazer escolhas a partir dos dados
  • Elaborar um novo plano diante de mudanças no contexto
  • Controlar a impulsividade
  • Atuar de maneira crítica

ETAPAS

  1. Identificar as possibilidades
  2. Analisá-las e valorá-las
  3. Fazer escolhas com consciência das consequências da ação

VERMELHO
Tomada de consciência, análise do contexto, do entorno.
Atenção voltada para o meio exterior

  • Parar antes de agir – controle de impulsividade
  • Prestar atenção no entorno para captar e distinguir as informações relevantes das irrelevantes

 

AMARELO
Instrospecção, análise e planejamento da ação.
Atenção voltada para o interior

  • Refletir, analisar e planejar a partir das informações obtidas na etapa anterior
  • Decompor o problema em partes, formular questões
  • Levantar alternativas de ação
  • Criar imagens do resultado esperado

 

VERDE
Ação, decisão e implementação da ação.
A atenção volta-se do interior para o exterior:

  • Mudança de foco
  • Colocar em prática o plano e as alternativas traçadas no item anterior
  • Levar em consideração as exigências do entorno e as limitações do tempo

SINTETIZANDO…

Ter uma visão clara de um ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações.

MÉTODO DO ALPINISTA:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Identificar e analisar diferentes possibilidades ao enfrentar um desafio, levando em conta os recursos disponíveis – internos e externos.
  • Avaliar as condições pessoais para lidar com um desafio.
  • Aceitar o fato de que contratempos podem ocorrer quando enfrentamos desafios.
  • Reconhecer situações em que “recuar” é a maneira mais eficiente de avançar no processo de enfrentamento de um desafio.
  • Acreditar em suas próprias habilidades e reconhecer suas dificuldades, investindo esforços para superá-las.

ETAPAS

  1. Reconhecimento
  • É muito difícil para mim…
  1. Recuo estratégico
  • É preciso ganhar forças…
  1. Escalando novamente
  • Retomada do caminho,

SINTETIZANDO…

Quando enfrentamnos desafios difíceis, é importante perceber que às vezes será necessário recuar a fim de avançar.

MÉTODO DAS AVES MIGRATÓRIAS:

 HABILIDADES PRIORIZADAS

  • Refletir sobre o trabalho em grupo e o valor de cada membro em uma equipe
  • Construir estratégias que desenvolvam a cooperação e a harmonia entre os componentes de uma equipe
  • Conciliar os objetivos grupais e pessoais
  • Ter clareza dos objetivos da equipe
  • Construir uma estrutura grupal mais adequada para alcançar esses objetivos
  • Estar atento às necessidades e potencialidades de cada um
  • Buscar o equilíbrio entre os objetivos individuais e os objetivos do grupo

ETAPAS

 

  1. Definir um objetivo grupal
    – Caracteriza o grupo como uma unidade
    – Cria um compromisso mútuo
    – Integra cada membro da equipe na construção de um plano de ação comum, evitando a dispersão e a desarmonia
  2. Construir uma estrutura grupal mais adequada para alcançar os objetivos
    – Ter clareza constante dos objetivos e das tarefas necessárias
    – Dispor cada membro de forma a maximizar as suas potencialidades, construindo e reconstruindo estruturas grupais que possibilitem a cooperação e a harmonia
  3. Estar atento às necessidades de cada um
    – Olhar cuidadoso, visando o bem-estar de cada um, a motivação e o engajamento
    – Compartilhar e dividir responsabilidades entre todos
    – Evitar a divisão de forças no grupo
  4. Buscar o equilíbrio entre os objetivos individuais e os objetivos do grupo
    – Rever continuamente as metas, os objetivos e as tarefas
    – Ter sensibilidade e critérios claros para perceber o movimento do grupo, a fim de manter a cooperação e harmonia

SINTETIZANDO…

O Método das Aves Migratórias contribui para atingir os objetivos grupais e individuais por meio do trabalho em equipe, em um clima de cooperação e harmonia.

Close Bitnami banner
Bitnami